domingo, 21 de fevereiro de 2010

O desafio de Deus para nós


A Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, é a nossa regra de fé e pratica, portanto, nos ensina a viver, mostra como trilhar o caminho do bem sem errar. Por isso, também se transforma num compêndio de desafios à nossa capacidade de fazer as melhores escolhas, pois muitas vezes a opção pelo melhor caminho contraria a nossa vontade, os nossos desejos instintivos.


Dentre os textos mais desafiantes, considero Provérbios 4.18: "Mas a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito". Esse versículo nos diz que a nossa caminhada de progresso, de melhora, de transformação pessoal é um processo que não termina enquanto existir algo em nós que precisa ser mudado, enquanto houver algo a ser aprendido, pois todo processo de aprendizagem implica em transformações.


O apóstolo Paulo faz uma exclamação: "Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos" (Rm 11.33). O conhecimento e o conhecer de Deus é, na expressão do apóstolo, de uma profundidade sem fim. É um horizonte que nos convida a caminhar, que nos tira do lugar comum, nos faz ir além de nós mesmos e dos nossos comodismos, dos nossos desejos de transgressão.
Essa é a hora de fitarmos o nosso olhar no horizonte que Deus posicionou em nossa frente e começarmos a caminhar até o alcancemos.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Notícia pirata!

 Na quinta-feira próxima passada, o Conjunto Vivendo para Louvar, composto pelas irmãs de minha Igreja, a Assembléia de Deus Ministério Vida, cantou o hino "Esconderijo do Altíssimo" (Cassiane). Eu me senti literalmente embalada pelo conteúdo do louvor. E no momento em que a letra diz: "Alguém está dizendo: Deus te esqueceu! Que Deus te abandou", o meu coração disse, NOTÍCIA errada! Notícia FALSA! Errada, falsa, porque não é essa a mensagem de Deus para aqueles que lhe bucam de coração.

Lisboa, às margens do rio Tejo (Ago/09): Eu, o passarinho e o VENTO SUAVE


Analisando de outra forma, poderíamos dizer: senha falsa. Ou seja, tudo o que nos vem aos nossos ouvidos precisa passar pelo crivo das verdades eternas de Deus. Precisamos buscar as marcas pessoais do emissor da mensagem para saber, para reconhecer quem fala conosco. A Palavra de Deus nos dá a base para identificar a sua voz. O Senhor Jesus disse: "As minhas ovelhas conhecem as minhas voz... não seguirão ao estranho". "Conhecer" é a chaver para não cair nas armadilhas do maligno.


O "estranho", o "falsificador", o "pirateador" procura se fazer parecido com o verdadeiro para tentar nos induzir ao erro, ao caminho da perdição eterna. Mas aqueles que conhecem as marcas do seu Senhor, não serão enganados, não seguirão a voz enganadora.


Quando o profeta Elias caminhou até ao Monte Horebe e lá ficou esperando pela manifestação de seu Deus, o impostor tentou enganá-lo manifestando-se das formas que o Eterno Deus poderia manifestar-se. Elias, experiente profeta, atentou para o vento forte que soprava e reconheceu, DEUS NÃO ESTÁ NESSA VENTANIA. Logo depois veio um terremoto. Elias analisou o terremoto e, hum, hum, DEUS NÃO ESTÁ NESSE TERREMOTO, concluiu. O plagiador deve ter dito: "Já sei, Elias não caiu nas armadilhas anteriores, mas ele é o homem que ora e Deus manda fogo do céu sobre o altar e até consome seus inimigos. Aham! Então, o negócio é fogo. Mãos na massa, vamos plagiar o fogo divino". E lá vem um fogo. Mas o homem de Deus presta atenção nos detalhes e detecta: DEUS NÃO ESTÁ NO FOGO! Embora Jeová seja um Deus de fogo.


Após todos esses episódios "da natureza", começa a soprar um ciclo tranquilo e suave de vento. Elias analisa os detalhes da brisa e vê/sente as marcas inconfundíveis de seu Deus. O SOBERANO ESTAVA NO CICLO TRANQUILO E SUAVE (IRs 19.11-12). Então, o Senhor Deus começou a dialogar com o seu profeta.


Precisamos ter ouvidos afinados com nosso Eterno Deus, precisamos conhecer a sua Palavra para que não sejamos induzidos pelo nosso inimigo a um caminho de insucessos, de desgosto, de fracassos, de degradação e, por fim, de desistência. A voz do Senhor sempre nos conduzirá a uma jornada de vitórias, ainda que haja pedras no caminho, mesmo que tenhamos que trilhar por vales profundos, como se de morte fossem, mas Ele sempre estará conosco. Se tivermos que subir montanhas íngrimes, sua alegria nos proporcionará a força necessária para conquistarmos os píncaros das montanhas. O Senhor, como bom pastor, que conhece o ontem, o hoje e o amanhã, nos conduzirá em segurança, ao final, a águas tranquilas, por amor do seu nome. POR AMOR, ele nos levará ao lugar do refrigério para nossas alma.


Foi essa a Palavra que Deus trouxe ao meu coração quando as irmãs cantavam na quinta-feira, em minha igreja.


"Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se lembre do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecer de ti" (Is 49.15).


Esconderijo do Altíssimo



Deus não vai deixar você no vento,
Esta luta vai passar, Ele hoje vai cessar
todo o sofrimento...
Alguém está dizendo: - Deus te esqueceu, que Deus te
abandonou, mas Deus não esquece os seus, não não. Esta luta vai
passar, ao teu lado Deus está Ele não te deixa só.


E quando Deus levanta pra te dar vitória, o inferno e
potestade têm que recuar Se esse Deus está na frente Ele
garante a bênção
Não adianta o inimigo trabalhar Surgem onze mil pra te
derrubar Você esta protegido, é escolhido dele
Crente separado e por Deus ungido Sempre é guardado
no esconderijo Está nas mãos do grande Deus!


Ele é o teu refúgio, É tua fortaleza, Ele é o teu
socorro, é o teu protetor Ele é o Altíssimo, Guarda de
Israel De toda terra Ele é Senhor!
Seu nome está acima de todos os nomes


Ele faz principados por terra caírem.


E toda autoridade está em suas mãos
Está contigo nesta luta, vai até o fim...


Vai contigo até o fim.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Entrai pelas portas dEle com louvor!


Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra.

Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a Ele com canto.

Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.

Entrai pelas portas dele com louvor e em seus atrios, com hinos, louvai e bendizei o seu nome.
Porque o SENHOR é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração em geração
(Sl 100).
"O Senhor é bom". "Ele nos fez povo seu", diz o salmista no Salmo 100. Nessas expressões o autor nos dá razões para que dediquemos ao Senhor a verdadeira adoração, a genuína devoção e o reconhecimento inequívoco de que nosso Deus é quem nos faz ser o que somos nEle e para Ele. No Evangelho segundo João (15.16), Jesus diz: "Não foste vós que me escolheste a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós [...]". Eu vos escolhi para serem frutíferos, e que os frutos de vossas ações sejam frutos bons e duradouros.
Outro fato interessante nas palavras do salmista é que ele não só diz que a ação de nos fazer seus é de Deus, mas também afirma que nós não somos os protagonistas no chamado, o Senhor Deus o é! E por isso, a honra, o mérito, os créditos são todos dEle.
São tantos os que vão pela vida afora tentando fazer nome para si, buscando reconhecimento dos homens se utilizando dos dons e talentos concedidos a eles por Deus. Pobres incautos. Quem pode receber os créditos de uma obra de arte é o seu autor e não um falsificador, não um impostor.
O convite do Salmo 100, é: "Entrai pelas portas dele com louvor". O Senhor, merece a adoração, é digno de que lhe prestemos culto. Quando assim o fazemos, o nosso servir se transforma em alegria.
Para terminar por hoje, relembro a letra de uma canção antiga que muito ouvi durante a minha infância:
Se o meu cálice transbordar serei feliz
Se o meu cálice transbordar serei feliz
Eu ei de ver o poder de Deus descer
Aqui neste lugar, eu fou feliz
Com o coração, eu quero cantar
Com o entendimento eu quero louvar
Para o meu louvor chegar bem juntinho do meu Senhor

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Obrigada, Senhor, por mais um ano



Janeiro já passou, é verdade. Mas sou obrigada a voltar um pouquinho no calendário dos homens para poder agradecer. O sentimento que tenho é de que os dias de 2010 estão correndo ainda mais do que os do ano que passou. Já estamos em fevereiro, mas janeiro é o mês de meu aniversário.



Cada ano que rompemos é uma conquista a ser comemorada, celebrada, principalmente quando reconhecemos que a boa mão do Senhor Jesus nos conduziu pelos vales e montanhas que enfrentamos. Que fomos guardados quando nem mesmo vimos o perigo; que fomos
socorridos antes mesmo que começássemos a clamar por socorro; que fomos tomados pelas mãos para que não tropeçássemos em pedra, antes que nossos olhos as identificassem no chão. Quanto há para reconhecer...





Numa hora como essa, toda a prepotência e soberba humana cai por terra, pois aos analisarmos nossas possibilidades diante de tantos e tremendos desafios, somos forçados a reconhecer: “eu não conseguiria chegar até aqui por mim mesmo”, eu não conseguiria atravessar esse rio a nado”, “eu não teria conseguido escalar esta montanha por minhas próprias forças”. Sim, somos levados a reconhecer que algo para além de nós, de nossos limites, de nossas forças nos tomou e nos fez ir ALÉM! MUITO ALÉM DE NÓS! Aleluia!

Nesse momento o humano se curva ao Divino, a temporalidade se rende à eternidade e o terreno é tomado pelo ambiente do céu. Esse “humano”, essa “temporalidade”, esse “terreno” sou eu, Marta, diante do Senhor de minha vida, do amado de minha alma, meu Salvador Jesus.



Por isso estou aqui, no dia 7 de fevereiro, voltando para agradecer ao meu Senhor e Deus, pela sua graça e favor que me sustentaram até aqui. Tudo não por mérito, pois não o tenho, mas porque Deus se decidiu fazê-lo, porque Ele é quem faz as escolhas, e ao fazê-lo me escolheu e nomeou para que, caminhando pela vida, pudesse dar frutos em abundância para glória e honra de seu Santo e Soberano Nome.



Obrigada meu Senhor.


Primeira imagem: Eu ainda bebê no colo da mamãe, Maria Odete, ao lado de sua amiga e Sansão na frente
Segunda imagem: Meu primeiro aninho, ao lado de meu irmão Sansão

Terceira imagem: Joziel e eu, jan/1980