terça-feira, 20 de outubro de 2015

O fator alegria

O Apóstolo Paulo ao escrever à Igreja em Roma: "Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração" (Rm 12.12 - RC), conjuga a alegria à esperança, à paciência e à perseverança, que são como ingredientes que não podem faltar em nós, pois são inerentes à vida cristã:

A ALEGRIA é um fruto do Espírito Santo em nós –  “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4).

As razões para a alegria do cristão não estão nas coisas que perecem, no bem-estar físico, nem nas riquezas que findam, mas, sim, na glória de Deus e em suas ações manifestadas no seu cotidiano.

Ao escrever aos irmãos de Filipos, Paulo, possivelmente, estava preso em Roma e a sua convicção era de que as coisas que lhe aconteceram haviam contribuído para o progresso do evangelho (Fp 1:12). Assim, em vez de lamento, ele exultava, porque:

“A maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousaram falar com mais desassombro a palavra de Deus” (Fp 1.14).

Isso nos faz entender que a alegria do Senhor em nós produz força (Ne 8.10), mesmo em meio a momentos de angústias e tristezas.

ESPERANÇA – “Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lm 3.26).

A esperança nos mantém de pé apesar de todas as pressões que nos sobrevenham. Esperar em silêncio é um símbolo de fé, de confiança no amor e na fidelidade de Deus por nós. Assim, esperança e fé caminham juntos. 
Não é raro vermos pessoas na hora de tribulações, quando os problemas chegam se tornam irreconhecíveis, perdem o equilíbrio, murmuram, jogam tudo o que construíram para o alto e se comportam como se não houvesse um Deus zeloso a cuidar dos seu filhos. Mas que realmente e será em Deus não se apressa, mas espera o tempo oportuno, o Kairós do Senhor.

PACIÊNCIA – na tribulação
"Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.
Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!
Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança.
Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia" (Tg 5.7-11).

          PERSEVERANÇA – “Perseverai em oração” – firmeza, constância e abundância. A Palavra nos Senhor nos diz que aquele que perseverar até ao fim será salvo. 

Muitas pessoas que ja viveram lindas histórias, viveram momentos de glórias, mas sentem que não mais estão vivendo no esplendor e se decepcionam e querem desistir de lutar. Porém, o nosso desafio é rever nossas motivações, identificar o que nos mobiliza, o que nos anima a prosseguir: se a glória que perece, o efêmero  ou a glória eterna.