domingo, 26 de fevereiro de 2017

Escapando da Lei da Semeadura

Pensar com a mente de
Cristo te liberta (MSA).

Num mundo onde os homens são movidos pela busca intensa do prazer, pela autossatisfação em um ambiente hedonista, a última coisa que se quer pensar/pesar são as consequências dos atos praticados, pois já de muito a humanidade tenta, com seus sistemas, erradicar da consciência das pessoas a certeza de que um dia prestaremos conta da vida que vivemos, como se tudo fosse aqui e agora, como se não existisse vida após a morte, como se não existisse uma ETERNIDADE além.

Mas o que a palavra de Deus nos diz é que as consequências não falham, não há como fugir das nossas semeaduras, pois não temos meios de nos escondermos do nosso Criador nem escamotearmos a verdade:
Não vos enganeis: de Deus são se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará (Gl 6.7,8-10).
O que semeia a injustiça segará males; e a vara da sua indignação falhará (Pv 22.8).
Porque semeiam ventos, segaram tormentas; não haverá seara; a erva não dará farinha; e se der, comê-la-ão os estrangeiros (Os 8.7).


Tendo essa consciência, precisamos observar os nossos caminhos, à luz da Palavra do Senhor e entendermos, que:
O pecado é um viajante oportunista, busca quem e onde fazer os seus estragos

 Cada qual é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz ao pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte (Tg 1.14-15).

Os  filhos de Deus, lavados e regenerados com o precioso sangue do Senhor Jesus não vivem uma vida pecaminosa ou entregue ao pecado, não o alimentam, pois o pecado chega de mansinho, é oportunista, não espera ser convidado. Quando menos esperamos, ou quando, como  Davi, estamos divagando, ele se aloja para fazer os seus estragos em nossas vidas.

O exemplo de Davi – o pecado não respeita patente. O povo de Israel foi para guerra, Davi, porém, ficou em Jerusalém – estava "desocupado", passeando no terraço da casa real; daí, viu – contato visual – a mulher que estava tomando banho; era mui formosacobiça (2 Sm 11.1-2). Um momento na vida de um rei escolhido por Deus, um adorador, homem quebrantado diante do Altíssimo, um contato visual foi o suficiente para fazer um estrago em sua vida e macular a sua biografia de derrubador de gigante com apenas cinco pedrinhas e uma funda, de protetor de rebanho, de matador de milhares de inimigos do reino.

Precisamos entender que a nossa visão orienta o que somos e nossos atos:

Os olhos são a lâmpada do corpo. Se forem bom [...] (Mt 6.22).
Todo corpo [...] iluminado. Se forem maus, o todo corpo ficará em trevas (Lc 11.34).
Não ameis o mundo [...] a concupiscência dos olhos (I Jo 2.15-16).

A santidade não é um fardo, ela é asas com as quais  podemos alçar voo! (MSA).

Davi mandou perguntar quem era aquela mulher – ele não fugiu da zona de perigo (vv.3).

Para escaparmos da tentação, consequentemente do pecado, temos que aprender a fugir daquilo que nos fragiliza. Não temos que provar termos a força que não temos. Admitir que temos limites, que temos fragilidades é o meio mais eficaz de sermos vitoriosos em nossa vida espiritual e, consequentemente, pessoal  (I Co 6.18-19; II Tm 2.22).

Fugir do pecado não é covardia, não é amarelar, pelo contrário, é uma atitude sábia, corajosa; é escapar dos desastres que ele acarreta.

Davi não conseguiu vencer a tentação e mandou buscar Bate-Seba (vv. 4) – concebeu, gestou o pecado. Ela veio, e ele se deitou com ela (vv. 4) – deu à luz ao pecado.

Ao contrário de Davi, José, conhecido como José do Egito, fugiu da tentação promovida pela mulher de seu senhor Potifá, sofreu no cárcere, mas não traiu a sua fé.

A humanidade hoje, com seus conceitos aborrecidos de Deus, vive as consequências de suas escolhas e as pessoas sofrem cada vez mais com casamentos infelizes, cheios de culpas e desconfianças, de brigas e agressões, sejam físicas ou verbais; com filhos "indesejáveis", que vão carregar sequelas e marcas perversas para o resto de suas vidas; com seres cada vez mais embrutecidos e capazes de atos de violência insana e inconcebíveis para os, ditos, humanos; depressão e suicídio; amargura e revolta; corrupção desenfreada...
Aonde isso tudo vai parar? Será que ainda precisamos de mais desastres e dores para entender que precisamos parar para rever as escolhas que temos feito ao longo dos séculos e que estamos deixando para as próximas gerações um mundo no qual não queremos viver?! Essas próximas gerações, porventura, não são nossos filhos e netos que dizemos amar?!

A Palavra do Senhor nos dá o caminho a seguir:

Portanto, SE fostes ressuscitados juntamente com Cristo, BUSCAI as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

PENSAI nas coisas lá do ALTO, não nas que são aqui da TERRA;
porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
FAZEI, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;
por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
Agora, porém, DESPOJAI-VOS, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos
e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos (Cl 3.1-11).

Liberdade é ter o direito de fazer o que é certo. É não semear ventos para não colher tempestade (MSA).