IEADMVIDA Breve Histórico


Quero compartilhar um pouco da história da minha amada Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Vida - IEADMVida, a saga da chamada de um povo e seu líder, que decidiram seguir movidos pela loucura da pregação.
Em meados de 1966, num pequeno imóvel na Rua Arlindo Sodré – Itararé, surgiu uma pequena Igreja, formada por quatro servos de Deus. As reuniões eram acompanhadas de muita fé e esperança, originando a Igreja Cristã Pentecostal em Avivamento Renovação Espiritual. O corpo de obreiros era composto por: José Rezende, Pastor presidente, vindo da Igreja Batista Monte Sinai; Jose Paulo Filho, Presbítero, e Arlindo Felício vindos da Igreja Presbiteriana, e Oscar Ferreira Santana, que aceitou a Jesus logo nos primeiros trabalhos daquela igreja. 
Os dias se passam e mais servos de Deus se uniram àquele pequeno grupo, de forma que o humilde barraco já não comportava mais a Igreja que surgia. Um deles foi o irmão Manoel Teixeira Gomes que aceitou a Jesus num culto realizado ao ar livre no Bairro Engenharia. Manoel Teixeira se tornou um dos Pastores-auxiliares do ministério. Deus então arquitetou um plano para que a sua obra avançasse. Duas jovens que visitavam a Igreja aceitaram a Jesus como Salvador, filhas de Antonio e Zilda Evangelista. Logo, solicitaram que os irmãos realizassem um culto em sua casa, um imóvel que abrigava um centro de macumba. Seu pai, então, impactado pela mensagem naquele dia, não resistiu ao chamado e aceitou a Jesus como Salvador. Assim, com alegria, cedeu o terreno do antigo centro para que fosse construído o novo templo da Igreja, localizado no final da Avenida Professor Hermínio Blackman. Dessa forma, a obra foi avançando e crescendo em número de membros. Esses fatos ocorreram por volta de 1971, época da administração do Pastor José de Paulo Filho.
Pr. José de Paulo e o, então Ev. Manoel G
Florêncio

Já no novo endereço, a Igreja recebeu mais membros e o Senhor confirmava dia a dia que havia algo especial a ser concretizado na vida da sua Igreja. Esse crescimento também trouxe a necessidade de alargar as tendas e outra vez os irmãos partiram em busca de um novo endereço. Em 1982, a Igreja adquiriu o terreno localizado na Avenida Hermínio Blackman, 1339, Bairro da Penha, onde hoje está sediada. Nessa época, a igreja passou a utilizar o nome de Igreja Universal Assembleia de Deus.

PR. JOSÉ DE PAULA, A HORA DE PASSAR O CAJADO

No início de 1992, o Pastor José de Paula Filho, sentindo que  não tinha mais condições
físicas de prosseguir à frente e sentindo a orientação do Espírito Santo em seu coração, procurou o Pastor Joziel de Azevedo Barbosa e lhe falou sobre a obra no Bairro da Penha.

 
Pr. Joziel - fachada do templo em 1992
Nesse período, o Pastor Joziel e a Miss. Marta Azevedo, que serviam ao Senhor em Rio Branco, capital do Estado do Acre, vieram a Vitória para visitar o Pastor Oséas Lopes que estava enfermo, pai da Miss. Marta. Quando se preparavam para retornar a Rio Branco, o Pr. José de Paula procurou o Pr. Joziel e lhe disse que sentiu da parte do Senhor que ele era a pessoa certa para assumir a direção da obra no bairro da Penha. Nesse período, por meio da Palavra Profética, Deus falou ao Pr. Joziel Azevedo que a obra em Vitória estava incompleta e lhe falou ainda, em visão ministrada à irmã Benedita, de saudosa memória, sobre uma construção inacabada, já indicando o desafio que Ele estava fazendo a um pequeno povo em quantidade e poder aquisitivo, mas gigantes em fé.

No dia 15 de fevereiro de 1992, em um Culto festivo, o Pr. Joziel Azevedo assumiu a liderança da Igreja Universal Assembleia de Deus no Bairro da Penha.

Antes, porém, como a estrutura física do Templo estava muito deteriorada, nos dias 13 e 14, contando com a ajuda de alguns irmãos, lançaram mãos a obra. Realizaram um mutirão de limpeza na Igreja, que incluía a pintura interna – com cal. De Goiabeiras contaram com a prestimosa ajuda do irmão Roberto Portela e seu filho Cláudio e do irmão Gilmar. Reformaram o púlpito, e o trocaram de lugar, já que ele ficava atrás das colunas, dificultando a visão da Igreja, e o dispuseram na lateral da Igreja e instalaram uma cortina doada pela irmã Odete Rocha, mãe da Miss. Marta.


Ainda é possível lembrar do nome de alguns irmãos da Igreja local que se dispuseram a ajudar: Ezequiel Santana (in memorian), Renildo Santana, Pr. Manoel Teixeira (in memorian), então o vice-presidente da Igreja, e sua esposa, irmã Irene; Ev. Manoel Florêncio da Costa; Maria e Valter Jardim. Alguns vinham para ajudar, outros a observar o que estava acontecendo, e aos poucos iam se envolvendo. Mas já era o pequeno começo de uma linda história.

A Igreja não dispunha de estrutura de som e nem instrumentos musicais. As caixas de som que foram utilizadas no dia da posse foram doadas pelo irmão Roberto Portela, que também cedeu microfones e os aparelhos necessários.

A TENDÊNCIA ERA ENCOLHER – PORÉM, NÃO SE PODE ESCONDER UMA CIDADE EDIFICADA SOBRE A ROCHA

Com a posse do Pr. Joziel, pôde-se perceber a alegria e esperança da Igreja, ante a possibilidade de um novo tempo. Muitos começaram a relatar que já de muito vinham orando para que Deus fizesse alguma coisa pela Igreja. Segundo eles, muitas pessoas passavam pela rua e zombavam da obra. A situação chegou a tal ponto, que a Igreja havia decidido construir uma sala sobre a laje do templo para poder se reunir. Eles já se sentiam envergonhados porque o grupo era muito pequeno e contava com pouca estrutura para os seus cultos. Por outro lado, havia também os que acalentavam no coração as revelações de Deus sobre o futuro da Igreja. O irmão Walter Jardim compartilhou um sonho que Deus lhe deu: no local daquele templo tão deteriorado era construída uma grande casa de oração, que podia ser vista de longe. Não era um simples sonho, tratava-se de uma revelação, era profético.
Alguns nomes, além dos já citados, podem ser lembrados daquele princípio: Pb. Ubaldo Barbosa, sua esposa Inácia e suas filhas: Luciana, Vânia e Elizângela, que mesmo morando distante, em Serra, não abandonaram a obra; Jovercina de Oliveira, que dirigia o Círculo de Oração; Osvaldina Ramos (in memorian) e suas filhas Zilda e Maria Passos; Nedina e Fernanda Baia; Carlinda Nogueira; Ilda e Durval Barros; Hilma Santos; Dejanira Buril (in memorian); os irmãos Eliézer e Anderson Soares; Rosana, Rose, Reinaldo e Rude Santana, filhos de Renildo e Rosália; Adelson Cabral; Angelina Xavier; Sebastião Damaceno e Laurita Sofiate; Gemima Celestina e seus filhos. Mas também há aqueles que vieram junto com o Pr. Joziel, os sempre companheiros Marcílio e Damaris Cruz e o irmão José Pedro Reis.

A PALAVRA DO SENHOR COMO PEDRA BASILAR DA OBRA
Com o passar do tempo a obra foi sendo estruturada e paulatinamente avançava. A oração e o estudo da Palavra do Senhor eram pedras basilares na caminhada da Igreja. Esse ambiente foi gestando um espírito de companheirismo na vida da comunidade cristã no bairro da Penha que até aos dias de hoje é uma realidade.


IEADMVida NASCENDO, A CHAMADA PARA PROPAGAR A VIDA

Uma das decisões tomadas nesse período foi a mudança de nome da Igreja, que nos seus primórdios chamava-se Igreja Cristã Pentecostal em Avivamento.  Posteriormente seu nome foi mudado para Igreja Universal Assembleia de Deus. A decisão, agora sobre a administração do Pastor Joziel, passava também pela questão convencional, uma vez que a Igreja era independente, sem qualquer vínculo nesse sentido. O Pastor, juntamente com o Ministério local, após orarem ao Senhor, decidiram que ele se filiaria novamente à CADEESO, convenção na qual foi consagrado ao Santo Ministério em 1980, na gestão do Pr. José de Souza Reis. A Igreja, por sua vez, passou a denominar-se Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Vida, numa clara visão sobre a sua missão como Igreja, ser canal de vida em meio aos contextos de morte.
A denominação Ministério Vida junto ao nome da Igreja trazia consigo a missão de seus membros, como seguidores de Cristo, cujas palavras são: “Eu sou o pão da vida” (Jo 6.48); “O ladrão não vem senão a roubar; a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10). É a vida que chega onde há morte; é a luz no velador que ilumina os lugares onde as trevas dominavam, é o sal que se faz sentir fora do saleiro.


Parecia que não íamos dar conta da missão
Deus colocou no coração do Pr. Joziel o desejo de construir um Templo. Mas como isso se daria se os recursos eram poucos até as pequenas necessidades do dia a dia? Foi assim que tudo começou: o Irmão Rogério Lopes fez um projeto de um grande e lindo Templo. Esse projeto foi colocado num quadro e todos os cultos a Igreja orava com as mãos estendidas para aquele gigantesco desafio. E Deus falou: "Vou enviar ajuda de longe e de perto". E ELE O FEZ!!! O Senhor, cuja Palavra é fiel, cumpre o que promete.

Após a obra iniciada, houve um longo período em que não conseguimos avançar com a construção do Templo. O Senhor abençoava e prosperava espiritualmente a sua Igreja, porém, não havia recurso para concluir a construção e nossos corações foram ficando angustiados.

Porém, Deus não é homem para mentir, nem filho do homem para se arrepender.
Ante tal quadro, Pr. Joziel e Miss. Marta, consternados, chegaram a conclusão de que deveriam fazer algo que fosse de bom gosto, mas que fosse compatível com realidade da Igreja e do bairro: Pintar a fachada e instalar básculas de ferro. Para a inauguração poderíamos alugar cadeiras e até mesmo alugar o som.

Porém, num domingo, Deus trouxe uma Palavra à Igreja: “eu quero nessa obra o melhor, não traga para essa obra nada que não seja o melhor!”.
Pronto! Estava determinado! Seria realizado o que Deus queria, pois Ele mesmo abriria as portas que fossem necessárias. Haveria recurso e a mão de obra necessários. O Senhor estava no CONTROLE DA HISTÓRIA DA IEADMVida. Os  recursos, no tempo de Deus, chegaram e o deserto floresceu!
Uma obra concluída, um marco para glória de Deus
E hoje, 28 de julho de 2013, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Vida, no Bairro da Penha, dedica ao Senhor mais uma Casa de Oração: Uma Pérola Cravada na Penha, porque a boa mão do Senhor se estendeu poderoso sobre um povo pequeno, pobre, incapaz de tal missão em si mesmo, mas que ousou crer na LOUCURA DA PREGAÇÃO.

A DEUS SEJA A GLÓRIA PARA TODO O SEMPRE, AMÉM!!!

5 comentários:

Giselle Andrade disse...

Glória a Deus,grandes coisas fez o Senhor por nos e por isso estamos alegres!!!!!Louvado seja o nome do Senhor!!!!!

Unknown disse...

Glória a Deus por ter cravado uma pérola na penha e cremos que grandes coisas estão por vir. Porque os planos de Deus são perfeitos. Glorificado seja o seu nome.

Unknown disse...

Tudo isso nos mostra que : O Deus que chama, é o mesmo que garante a Vitória.Glória à Deus.

Unknown disse...

Glória a Deus! Foi o Senhor quem fez isso e é coisa maravilhosa aos nossos olhos!!!

Anônimo disse...

Glória a Deus para sempre! Foi o Senhor que fez isso e estamos muito alegre.