sexta-feira, 7 de março de 2008

Para mulheres que têm algo mais a dizer

Este texto foi inspirado em uma mensagem que ministrei em maio/2007. Espero que possa contribuir com a vida de muitas mulheres no Dia Internacional da Mulher 2008.



Mulheres contagiantes
Marta Azevedo
5 maio 2007


Disse, porém, Rute: Não me inste para que te deixe e me obrigues a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu, onde quer que pousares, pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti (Rt 1.16-17).


INTRUDUÇÃO:
Noemi, uma mulher contagiante, que conseguiu impactar a vida de Rute, de tal forma que, esta preferiu segui-la em seu périplo de dor, a voltar para sua mãe, para seu povo e para seus deuses, como a própria Noemi a aconselhara. Noemi considerou que não tinha nada mais para oferecer à Rute, senão viuvez, solidão, pobreza, escassez, amargura... em vez de formosura. Rute, porém, conseguiu ver em Noemi mais do que amargura, porque Noemi havia, de alguma forma, contagiado a sua vida com o conhecimento do Deus verdadeiro, a quem servia.

UMA FORMOSA MULHER E SUA FAMÍLIA
Noemi com seu marido, Elimeleque, e seus dois filhos Quiliom e Maalom moravam em Belém, região de Judá, em Israel. Por sua expressão, ela demonstra que vivia uma vida feliz. Era uma mulher que se sentia plena habitando em família: “Ditosa eu parti [...]” (Rt 1.21).

O TEMPO DE ESCASSEZ E ANGÚSTIA:
O tempo passou e, havendo fome em sua terra, a família de Elimeleque se mudou em busca de novas oportunidades, mas foi para Moabe, uma terra não muito amistosa para os Judeus, para não dizer: proibitiva - como nos dias de hoje muitas famílias fazem quando enfrentam problemas financeiros, falência. Era uma busca esperançosa de novas possibilidades, uma tentativas de reconstrução do equilíbrio financeiro. Mas, a Palavra de Deus diz, que: Há caminhos que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte (Pv 1.25).

A ESPERANÇA QUE FALHOU.
No tempo e na cultura de Noemi, a mulher era totalmente dependente da figura masculina para sobreviver, o que, de alguma forma, limitava o horizonte feminino.
Assim, embora tenha passado pela escassez e mudança involuntária, ela ainda contava com a presença do marido e dos filhos. No entanto, seu marido, cujo nome significava meu Deus é Rei, morre. Mas, ela ainda contava com os filhos, Quiliom e Maalom. Apesar dos nomes dos rapazes significarem doença e fraqueza, Noemi os tinha por perto, lhe suprindo as necessidades afetivas. Seu sentimento materno estava intocado. Porém, os filhos também morrem, ficando ela e as duas noras viúvas.

O VÁCUO NA HISTÓRIA – situação de desamparo (Rt 1.5): Sem o marido, ela perde conexão com seu passado. Sem os filhos ela perde sua referência e possibilidade de futuro. É importante refletir que, para nós mulheres, nos filhos a continuidade de nós mesmos se realiza. Quando eles se vão, parece que nós mesmas não nos temos mais, não nos possuímos e nos perdemos, porque não conseguimos nos ver além de nós mesmos.

O primeiro quadro na vida de Noemi: Primeiro, Vida ditosa: Marido e filhos
O segundo: fome, desterro, viuvez, perda dos filhos... Dá para imaginar um quadro com essa realidade? Quais cores o artista utilizaria?

UMA MULHER CONTAGIANTE E MARCANTE EM MEIO A TRAGÉDIA.
Após tanta tragédia, Noemi ficou sabendo que Deus estendera a mão sobre seu país e a situação de escassez havia sido solucionada. Resolve, com sua nora Rute, retornar. Porém, no caminho, analisa sua própria situação.

O QUE ELA TINHA PARA OFERECER?
Segundo ela mesma, nada além de: velhice, amargura, provações, continuidade da viuvez. Mas, aos olhos de Rute: um povo, um Deus; a companhia de uma pessoa confiável; alguém que se preocupava mais com a situação de suas noras do que consigo mesma (Rt 1.13).

O diferencial de Noemei estava em suas referências, o SENHOR, seu Deus:
[...] e o SENHOR use convosco de benevolência [...]” (1.8); O SENHOR vos dê que sejais felizes, cada uma em casa de seu marido [...] (1.9); Então, disse Noemi a sua nora: Bendito seja ele do SENHOR [...] (2.20).

COM O SENHOR, AINDA NÃO CHEGOU O ATO FINAL
A cortina não havia sido fechada para Noemi, o último ato ainda não havia sido executado. O artista-autor ainda não havia executado a última pincelada da obra de arte, embora já conhecesse o final da obra:

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.
Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei.
Buscar-me-eis e me achareis quando me me buscardes de todo o vosso coração.
Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte [...](Jr 29.1,13-141).


O ÚLTIMO QUADRO, A ÚLTIMA CENA NA VIDA DE NOEMI
Ao retornar para Israel, Rute se casa com Boaz, o resgatador, homem de posse e bondoso. Rute e Boaz geram a um filho, cujo nome foi Obede, que significa ADORADOR. O livro de Rute termina dessa forma: Noemi tomou o menino, e o pôs no regaço, e entrou a cuidar dele.[...] A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi (Rt 4.16-17). Noemi termina seus dias com um adorador em seus braços e não solitária. Tudo isso porque foi contagiante. Aqueles que se propõem a congiar outros receberão os frutos de sua ação.

O MUNDO PRECISA DE MULHERES CONTAGIANTES, nossas amigas também precisam.

O MUNDO PRECISA de mulheres cujo exemplo de vida, mesmo em meio a tragédias, contribuam para estabelecer significantes imprescindíveis na vida de suas companheiras.

Para Noemi, a partir de seu conhecimento e experiência, o que lhe aguardava era um final triste e melancólico para uma história infeliz. Para Deus, a partir do seu conhecimento e planejamento para a vida de Noemi, era um final feliz e glorioso para uma história de aprendizado.

Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará (Sl 37.5).

DEUS! POR FAVOR, ME AJUDA A SER UMA MULHER CONTAGIANTE.

3 comentários:

Unknown disse...

Ei, não te deixei não. Só não pude ir, mas depois a gente conversa. Adorei a Mensagem quando a ministrou, eu estava lá com você, lembra?
Gostei muito quando você disse: "O Artista Autor ainda não deu a última pincelada da obra de arte". Sinto-me incluída neste contexto mas estou certa de que Ele, O Autor, como na história de Noemi e Rute, já tem o final da obra, que é o melhor, assim como você falou na mensagem, um final feliz e glorioso para uma história de aprendizado. Que a cada dia eu possa aprender a viver o Salmo 37.5.
Obrigada pela mensagem pois é maravilhosa e creio que ajudará a muitas mulheres a ser totalmente contagiantes.
Quero muito estar incluída entre elas.
Luciana

Anônimo disse...

EU TAMBEM QUERO SER UMA MULHER CONTAGIANTE!!!!

Cleusa Mara disse...

Sorella, a paz!


Para Noemi, mesmo com o seu conhecimento e experiência, aparentemente o que lhe aguardava era um final triste,
Mas o Senhor é fiel com teus servos, sempre nos mostra um caminho mais excelente.

Eu tambem peço ao Senhor que
ME AJUDA A SER UMA MULHER CONTAGIANTE.

Bjusss