quinta-feira, 12 de junho de 2008

Com Deus é preciso ir além

Ser filho de Deus é ir além da mesquinharia e mediocridade humana. É preciso ir além de nossas previsibilidades, dos nossos espaços de controle.

Queremos amar e ser amados. Ora, dar amor a quem nos ama é fácil. Dentro de nossos espaços de controle, queremos acolher quem nos acolhe, e isso é fácil. Com nossa capacidade de prever situações para controlar resultados, tal como um alquimista, queremos investir em relacionamentos do quais nos possa advir algo em troca, e isso também é fácil. Porém, a proposta de Jesus para seus seguidores é de tirar qualquer um do "sério", do equilíbrio. Ele diz: para ser meu seguidor você vai ter quer ir além do exterior, você vai ter que me mostrar algo além das máscaras de boa-vontade, dos gestos performáticos de amor. Isso implica em (Mt 5.44):


Amar o teu inimigo
e
Orar por quem te persegue e busca o teu mal.
Você já se imaginou orando por quem te persegue em vez de pedir que a justiça divina caia na forma de uma espada sobre a cabeço do teu inimigo? Pois é essa mesmo a proposta de Jesus.
Isso me faz lembrar do momento que Jesus se dirigia a Jerusalém e ao passar por uma aldeia de samaritanos, seus discípulos procuraram hospedagem e, devido a velha rixa entre judeus e samaritanos, não foram acolhidos. Diante de tal rejeição, indignados, Tiago e João, se prontificaram a pedir fogo do céus sobre os "maldosos" samaritanos. E a respota de Jesus foi coerente com sua proposta de uma vida além do amor aparente e conveniente: "[...] Vós não sabeis de que espírito sois. Pois o Filho do Homem não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-las [...]" (Lc 9.55-56).
O que Jesus lhes disse é que o espírito do olho por olho, dente por dente, próprio da lei de Hamurabi, não coadunava com a proposta de orar pelos persguidores. Ele não vei destruir, mas contruir dentro de nós um Reino onde a vingança não tem guarida, onde o amor não é fingido, onde a paz independe de circunstâncias.
Portanto, para ser filho de Deus, precisamos estar dispostos a ir além.

“para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste [é preciso amar a todos indistintamente], porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?
Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste" (Mt 5.45-48).

3 comentários:

Unknown disse...

Olá irmã Marta.
A paz do Senhor.
Realmente muitas vezes queremos seguir o caminho mas facil que é amar quem nos ama ,queremos amar e ser amados.
Sabe confesso que não é facil,pois tenho orado por uma pessoa que não me "ama"...Faço porque tenho certeza que é esse o proposito de Jesus.Para nos torna filhos do nosso Pai celeste ,sei que é preciso amar independente de ser amada ou não,o Senhor faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.Pois Deus é amor, e precisamos busca a ser perfeito como é o nosso Papai do céu.
É preciso estar dispostos a ir além.
BjOoO no teu lindo coração♥.

Cleusa Mara disse...

A paz do Senhor sorella!

Li a mensagem! e o caminho é esse, se envolver na gloria de Deus e deixar ele nos limpar e nos capacitar para irmos alem, alem do invisivel,
No meu trabalho tem vidas tão miseraveis, tão carentes de misericordia,
nos momentos que estamos juntos percebo tamanha a carencia deles,
quantas vezes fui perseguida,mal interpretada por não acompanha-las em suas festas, passeios,
essas questões gerou em mim uma grande nescessidade de buscar mais a presença do Senhor,e nas minhas orações eu entendi que Deus estava me dizendo pra mim ir alem, era pra mim orar, perdoar e ama-los, E tambem orar por todo o hospital,

Deus sempre é fiél com seu povo, nunca me desamparou.

Bjuusss, Sorella!

Valéria Martins disse...

A PAZ DO Senhor miss. Marta, que precisamos amar nosso irmão e inimigos e por ele orar é verdade.
Porém, muitos crentes não dão valor a isso nos dias de hoje, e por causa de uns outros sofrem, porém, o que sofre com o coração sincero, ora e jejua.
Isso é uma grande lição para todos nós. Falar é fácil mas fazer exige, amor, sinceridade, aquele que ama a Deus verdadeiramente esse sim é capaz de fazer a vontade de Deus e quando perseguido estará sempre em oração.

BjinhoOoOo
Valéria Martins