segunda-feira, 9 de junho de 2008

VALES, PROFUNDOS E TENEBROSOS VALES!

Esta mensagem eu escrevi em setembro de 2007 e a publiquei em meu outro blog ( http://www.marta-azevedo.blog.uol.com.br ) e agora resolvin compartilhá-la também aqui no Maná Para Hoje.



Em minhas meditações, lembrei-me do título de um livro de Glória Hurst: "Nenhum vale é profundo demais" (1981). A autora narra sua história pessoal, que para muitos poderia ser considerado como uma tragédia para ser esquecida. Ela, porém, ousou eterniza-la em um livro.

Glória vivia um casamento feliz, com belos filhos. Casara com o homem que havia conquistado seu coração. Era, portanto, uma mulher realizada. Mas o tempo passou, e o que era o céu na terra começou a se transformar em frieza da parte do "príncipe encantado". Ele estava sendo atraído para longe do lar. Glória, então, entendeu que seu castelo havia ruído. Ela estava passando pelo vale do casamento desfeito.

Não bastasse a separação, ela teve que se mudar de sua mansão, o vale das crises financeiras. Ainda pior, após tudo isso, dois de seus filhos sofreram um acidente de moto em um mesmo dia, e ela teve que enfrentar o vale das mães que esperam que seus rebentos sobrevivam e logo saiam da UTI. No momento em que narra sua viagem para ir ao encontro do filhos acidentados, Glória escreve: "Todas as cousas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 28.8). Seus filhos sobreviveram embora um tenha ficado com seqüelas, Estevão ficou epilético.

Mais um vale na vida de Glória, o vale das seqüelas crônicas, num filho em quem se deposita esperanças de um futuro bonito. Mas, o incrível é que em meio a tanta dor, Deus leva Glória entender que precisava perdoar o ex-marido. Ela não poderia permanecer no vale da mágoa limitadora da vida. Era preciso remover a mágoa! Porém, ela teve a bênção de ter tido um encontro pessoal com o Senhor, para além da religião formal e vazia. Deus também usou sua avó para causar um grande impacto espiritual em sua vida. Era o construir do oleiro.

As palavras de Glória dão a dimensão de alguém que, apesar de todos os revezes que passou, descobre que “Nenhum vale é profundo demais”: "Quando o mundo fala de Deus e de seu amor pela humanidade, temos a noção errada de que amor, e principalmente o amor divino, significa apenas coisas boas. Pensamos que certamente não há aflições vindas da mão de um Pai amoroso. Ficamos decepcionados e feridos quando um bebê morre ou quando um jovem se torna inválido em conseqüência de um acidente ou de uma doença crônica. Às vezes chegamos ao ponto até de negar que Deus existe! É difícil aceitar uma figura distorcida do amor. Deus usa as nossas provações para nos aperfeiçoar. Espero que ele me corrija todas às vezes que me desviar do caminho que leva à felicidade no céu. Isso vai mostrar-me o perfeito amor de Deus".

Glória descobriu, provou o milagre da ação, da paz de Deus na vida de um ser humano: "Descobri que eu agora estava acordando pela manhã, depois de um sono profundo, num estado de espírito inteiramente feliz, em vez de sentir apreensão e medo. Sentia-me como se estivesse envolvida, agasalhada pelo amor de Deus. Sentia uma nova expectativa, não de adversidade, mas bem ao contrário. 'O que tens para mim no dia de hoje, Senhor?'. Podia sentir sua força nas ocasiões em que minhas pernas tremeriam de fraqueza. Catorze pílulas por dia nunca tinham conseguido dar-me esta espécie de paz".

Ela termina com essas palavras: "Vivamos com a certeza da abundância do seu amor, com a doçura de sua alegria, com o conforto de sua paz, e com a segurança de sua força. Glória a Deus". A história de Glória Hurst justifica o título de seu livro: "NENHUM VALE É PROFUNDO DEMAIS". Quando, de fato, cremos no Senhor, podemos entender o que disse Davi: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo". “A tua vara e o teu cajado me consolam”. Entender e aceitar isso são vida para nossa alma. Porém, às vezes até, intelectualmente, entendemos, porém, relutamos e não aceitamos. Mas, quando abrimos mão das autodefesas, passamos a desfrutar do amor "desconcertante" de Deus! Então, simplesmente nos deixamos nos braços de um Pai que nos quer "saciar com o trigo mais fino e com o mel que escorre da rocha”.

2 comentários:

Unknown disse...

A paz do Senhor Miss Marta!
Pra dizer a verdade fiquei sem palavras!
Só sei de uma coisa Foi muito bom ter a oportunidade de ler está mensagem novamente!
Pude me lembrar da primeira vez que a li, pois estáva passando por um vale terrivel, mas lendo esta mensagem da irmã Glória Hurst que passou está experiência tão profunda e ao mesmo tempo tão amarga,pois Ela não poderia permanecer no vale da mágoa limitadora da vida. Era preciso remover a mágoa! Porém, ela teve a bênção de ter tido um encontro pessoal com o Senhor.
Sabe me lembro como se fosse hoje levantei renovada depois que li está mensagem pois o Senhor falou muito ao meu coração e me deu força pra caminha mas uma milha!
Deus te abênçoe!
BjO no teu lindo coração!

Unknown disse...

Gostaria de comprar esse Livro. "Nenhum vale é profundo demais" Gloria Hurst , sabe onde posso comprar??? Aqui em Goiânia não encontrei...
No aguardo
Abraço

Almir Júnior