sexta-feira, 20 de junho de 2008

João, o teimoso

Ao reler a resposta de minha amiga Gedália a um recado que lhe enviei pelo orkut, lembrei-me da figura do João Teimoso, imagem que tenho em minha memória desde a infância.
É impressionante que depois de tantos anos ela ainda esteja tão viva para mim. Acredito que tenha sido pela teimosia daquele boneco de plástico inflado, em cuja base havia um peso que anulava toda força contra o seu equilíbrio.
Toda tentativa de prostar o João é inútil, porque quanto maior for a pressão para levá-lo ao chão maior é a velocidade com que ele se levanta.
O João não tem pernas,
João não possui braços,
João não consegue gritar,
João não tem condição de se mover sozinho.
Alguns até o chamam de bobo. Porém, João se movimenta em função das pressões que sofre. Assim, a força que é depreendida para o tirar de sua posição é tudo o que ele precisa para se movimentar em direção ao objetivo que lhe deu causa:
FICAR DE PÉ APESAR DAS PRESSÕES.
Não somos nós assim? Bravos, teimosos! Não no sentido de desobedientes, mas de obedientes independentes de circunstâncias. Teimosos contra qualquer força que nos queira destruir.

Lembro-me ainda de Moisés que caminhava como quem vê aquele que é invisível. A invisibilidade de Deus é apenas para aqueles que não têm comunhão com Ele. Para os íntimos, Deus é totalmente visível e dá a conhecer aos seus amigos os segredos de seu santo e amado coração.

Nenhum comentário: