quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Oferta para o Deus que nos conhece

Saber que Deus nos conhece, que Ele nos sonda sustenta a nossa alma. Mas Ele também conhece também a nossa capacidade de oferecer a Ele sacrifício de louvor.

Quando isso acontecer, e vocês estiverem no outro lado do rio Jordão, levantem estas pedras no monte Ebal, como estou mandando hoje, e as pintem com cal.

Construam ali um altar ao SENHOR, nosso Deus, usando pedras que não tenham sido cortadas com ferramentas.

Escolham pedras brutas para construírem o altar e sobre ele ofereçam ao SENHOR sacrifícios que serão completamente queimados (Dt 27.4-6).

Pela fé Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho das suas oferendas, e por meio dela depois de morto, ainda fala (Hb 11.4).

A bíblia diz que Deus conhece a nossa estrutura e se lembra que somos pó, ou seja, conhece as nossas limitações, fraquezas, mas também, conhece as nossas potencialidades.

A oferta que Ele aceita de nós tem que ser coerente com o que Ele conhece a nosso respeito.

1. Deus conhece a nossa realidade sócio-econômica; ele sabe o que nós podemos; conhece o nosso endereço; conhece a nossa despensa e o seu teor;
2. Deus conhece as pedras das quais dispomos para construir o nosso altar – não dá para enganá-lo.

Ex.: Ananias e Safira;

3. Deus sabia que tipo de pedra Israel dispunha para construir o altar;
4. Deus não queria a interferência humana lapidando as pedras do altar;
5. Deus sabe qual deve ser o teor de nossa oferta;
6. A oferta de Caim foi rejeitada porque Deus lhe conhecia o coração: invejo, iracundo, maquinador do mal contra seu próximo;

7. Deus aceitou a oferta de Abel. O que Deus achou em Abel, não encontrou em Caim;

8. Deus conhecia a Abraão e sabia que podia pedir-lhe o seu único filho em sacrifício e não foi decepcionado;
9. O Deus que conhece detalhes, cujo brilho de sua presença derrubou Saulo ao chão, sabia que ele estava no ponto para ser transformado em Paulo, o apóstolo dos gentios. Então, Ele ordenou a Ananias que fosse à rua direita, à casa de Judas e orasse por Saulo (At 9);
10. Para Deus não há altar sem oferta. Portanto, falar de altar é falar da oferta e de sua qualidade, porque Deus conhece tudo.

Qual a oferta/sacrifício que Deus aceita?

• A oferta que passa pelo perdão:

Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta ( Mt 5.23-24).
• Oferta de lábios que o louvam e lhe confessam o nome:

Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome (Hb 13.15).
• Oferta do coração quebrantado:

O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Sl. 51.17).

Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores (Mt 9.13).

• Oferta daquele que se reconhece pecador e não oculta sua culpas:

Mas o publicano, estando em pé de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: ó Deus, sê propício a mim, o pecador! (Lc 18.13).

Nenhum comentário: