sábado, 3 de março de 2012

Sobre a frugalidade da vida

Marta - Marataízes/ES
Ao pensar sobre a necessidade de sabedoria para vivermos a vida, veio-me a seguinte reflexão:

O tempo está correndo numa velocidade que não podemos controlar. Então precisamos nos adaptar ao fluxo da estrada a nossa frente. Caso não o façamos, poderemos causar acidentes. Isso implica dizer que precisamos atentar que para o fato de que "O tempo está passando para você, Marina" (Frase da peça "Mulheres sós, uma golfada de ar pela manhã", de MSA).

Nossos dons e talentos não podem ser ignorados hoje, ao sabor de nossa vontade, para serem utilizados no Reino de Deus e em prol de nossa sociedade quando acharmos que é o tempo. AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE! Não somos senhores do tempo nem de nossas vidas. Não temos condição de acrescentar um centímetro que seja à nossa estatura nem um minuto a nossas vidas. Toda a nossa prepotência e nossa tentativa de sermos donos dos nossos narizes esbarram na frugalidade de nossa existência. Nós passamos como um conto ligeiro!
Será que não é essa a sensação que você está tendo com o curso da tua vida? Você tentar segurar e fazer render o tempo e muitas vezes não consegue e, então, é tomado pelo sentimento de impotência.

Não é possível ignorar o fato de que nosso tempo terreno tem limite que diminui a cada dia, pois a contagem é regressiva. A única forma de viver com inteligência é dizer como Moisés: Ensina-nos a contar os nossos dias até que identifiquemos sabedoria em nosso coração (Sl 90.12), e eu acrescento: por meio de nossas atitudes.

Sabedoria não significa se dar bem a qualquer custo. Ser sábio é, antes de tudo, termer a Deus e dar-lhe glória. Isto é, viver tendo como base de tudo, do pensar, do agir, do reagir os parâmetros estabelecidos na Palavra de Deus, pois isso é o dever de todo homem, tal como diz o Pregador:

Deus criou para mim e para você o ilimitado: NÃO HÁ LIMITE, mas...

"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: TEME a Deus e guarda os seus mandamentos; porque é o dever de todo o homem" (Ec 12.13).

Salomão nos dá, ainda, mais um conselho que vale a pena refletirmos sobre ele:
"Tudo o que você tiver que fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem sabedoria. E é para lá que você vai" (Ec 9.10).

O TEMPO É AGORA! Debaixo do temor do Senhor, produza frutos para a Eternidade.

Tenha um dia edificante e com sabor, cheiro e cor do Céu para todos (com saudade do Céu).

Nenhum comentário: