quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

O penitente e o amor desconcertante de Deus

Às vezes chegamos diante de Deus esperando o castigo iminente, a vara, a palavra dura, um olhar áspero, porque o fazemos reconhecendo que pisamos na bola, que fizemos tudo errado. Mas nos surpreendemos quando Ele, simplesmente, nos diz: “Filho, eu te amo. Ainda que os teus pecados sejam vermelhos como carmesim eles se tornarão brancos, como a branca lã” (Is 1.18).

Estamos tão acostumados a sermos tratados com brutalidade, com as retaliações do mundo, com o julgamento a priori, com a ausência de misericórdia que temos dificuldade em compreender o amor de Deus e ficamos desconcertados, ficamos “sem jeito” quando, diante dos nossos pecados, mas em contraposição a um coração arrependido, Ele simplesmente nos afaga.

É como se, de repente, Ele nos dissesse como o fez à mulher pecadora: “Vai em paz e não peques mais”. Nessa hora, surpresos perguntássemos: – Tudo bem, Senhor, eu vou, mas qual é a minha penitência? Tu estás sendo tão bom, tão benigno comigo que eu quero logo deixar tudo quites contigo. Quantos degraus eu tenho que subir de joelhos; quantas chicotadas eu tenho que infligir aos meus próprios lombos?. E ele simplesmente nos dissesse, – Filho, você não entendeu, essa não é a minha essência. Eu sou o único que não tem pecados, portanto, tenho autoridade para te condenar, mas Eu não te condeno, vai em paz e não peques mais (Jo 8.11). É só isso! Não estou pedindo penitência, nem que dilaceres a tua carne. Eu já fiz isso por você. Eu me deixei moer, para que agora eu diga: Vai meu filho, vai em paz. dorme tranqüilo o teu sono e toma com alegria o teu mel. Eu lavo com meu sangue as tuas iniqüidades e removo a tua culpa! E dos teus pecados não me lembrarei mais (Mq 7.18-19).

Como sairíamos de diante de um Deus como esse? Gratos, aliviados, suando frio, mas desconcertados. Estávamos certos da condenação. Porque, provavelmente, se estivéssemos no lugar dele, condenaríamos o penitente! Por isso, embora sem condição arcar com as conseqüências de nossos atos, estávamos conformados em sermos punidos, imolados. Em vez disso somos acolhidos e recebemos afago! Esse é o amor desconcertante de Deus!

Aleluia! “Porque nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8.1).

Dá para encarar um Deus como esse?

Dá para não amar um Deus como esse?

Dá para não lhe ser fiel?


Dá para ignorar o gemido de seu Espírito quando nos deixamos atrair pelo apelo de nosso adversário que nos quer roubar, destruir e matar?

Isso é graça, é favor recebido, mas não merecido. Isso é cristianismo sem as seqüelas do romanismo mariolatra destituído de qualquer sentimento de graça, que tem feito muito mal à concepção do que significa cristianismo.

É a graça que nos deixa como que moídos diante de tanto amor, de tamanha gratuidade, quando nada se pede em troca, senão que sejamos plenos; seres integrais, seres com o selo de originalidade, que se alimentam da excelência suprema de Deus. Seu desejo é que entendamos o que diz a palavra: pouco menor do que os anjos o fizeste (Sl 8.4-5)! Pouco menor do que os anjos! Esse é um Deus, cujos atos de misericórdia em relação ao homem chega a ser escandaloso.

A L E L U I A!

JESUS ACEITA O MEU AMOR NESTA NOITE!

2 comentários:

Unknown disse...

É minha irmã.
As vezes chegamos diante de Deus desta forma mesmo esperamos ouvir, uma palavra dura, um olhar áspero porque fizemos tudo errado,mas Deus com seu infinito amor , nos diz:Filho te amo.
Miss. Marta foi muito bom ler novamente está mensagem, pois tive uma experiência muito boa quando li pela primeira vez , olha só não te comentei ,mas... Deus me deu novamente está oportunidade então está ai, é isso foi muito bom mesmo.Há gostei muito da foto!

Cleusa Mara disse...

Querida Sorella,

Não da para ignorar o gemido do Espírito Santo,
Sou totalmente dependente dele,
Pq sua graça, me faz crescer no minimo ser que sou,
Esse Amor de Deus que não me pede nada de volta,
Que so me pede pra voltar a essencia...

Como e B000mm ler suas mensagens, Vinda do Espirito Santo de Deus.

Querida,Que Deus te Use Sempre, abundantemente.

Bjuss.