segunda-feira, 5 de maio de 2008

Confiar para aprender a nadar!

Uma das cenas que estão na minha memória é de uma vez em que meus pais levaram meus irmãos e a mim a um balneário no Parque Dez em Manaus. Eu não sabia nadar e meu pai tentou me ensinar.

Por que esse dia não foi esquecido como tantos outros? Porque foi o dia em que minha capacidade de crer foi desafiada. A grande dificuldade era fazer com que eu, de fato, acreditasse no cuidado de meu pai comigo e na força de seus braços. Afinal, uma vez que ele estava me segurando, a minha única preocupação seria bater as penas e os braços. Essa era minha oportunidade de ganhar autonomia nas águas, eu aprenderia nadar! No entanto, embora ele fosse uma figura forte e a pessoa em quem mais eu confiava, simplesmente, eu não conseguia me deixar totalmente em seu braços. As impressões de insegurança e de instabilidade da água eram mais fortes do que minha vontade de confiar nos braços fortes de meu pai e de aprender a nadar, algo extremamente necessário para quem morava, à época, no estado das águas.

Bom, eu tive de passar alguns anos de minha infância viajando de barco nos rios amazônicos carregando a insegurança de não saber nadar, simplesmente porque eu não confiei de fato em meu pai. Agora, se alguém me perguntasse sobre confiança na figura paterna, talvez eu tivesse um eloquente discurso, mas na prática...

Quando atento hoje para as questões da vida cristã, para a forma como lidamos com as coisas espirituais, observo uma repetição da minha incapacidade infantil, dos meus instinto primário de sobrevivência. Temos um discurso afiado sobre fé, mas não confirmamos o bonito discurso na vida prática. A verdade é que de fato, não cremos! Quando nosso Pai Celestial nos diz: “Filho, descansa em mim. Pára de te debater tanto, Eu estou cuidando de você!”, agimos como se disséssemos: “Sinto muito Senhor, mas eu não consigo, eu tenho que sentir meus pés no chão, eu não sei viver sem o controle na mão”. Mas Jeremias, em Lamentações, nos diz, que: “Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lm 3.26). Para o profeta, esperança implica em aguardar, esperar de forma silenciosa, mas decidida, a ação de Deus. A esperança genuína em Deus jamais será estéril. Ela dá à luz a uma filha chamada Confiança, que tem por sobrenome Silenciosa.

Pedro nos ensina a nos humilharmos debaixo da potente mão de Deus, para que há seu tempo, Ele nos exalte, hore-nos. Mas o apóstolo continua e nos diz que essa humilhação está imbricada com a ação consciente de: lançar sobre o Senhor as nossas ansiedades porque Ele, em sua fidelidade, tem cuidado de nós (1 Pe 5.6-7). AS COISAS DE DEUS NÃO SÃO INCONSEQUUENTES! TÊM UM POR QUE. Ele tem cuidado de nós!

Como é difícil descansar nos deixar nos braços eternos do Senhor, não é? Nós gostamos do que é sólido, concreto, visível, do conhecido, do sabido... Não gostamos daquilo que não conseguimos dominar. Admitir o cuidado de Deus passa pelo reconhecimento de seu senhorio sobre nós. Isso significa abrir mão do controle que queremos ter sobre as situações de nossas vidas. Aí, sim, VAMOS APRENDER A NADAR!

"E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" (Rm 8.28).

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará” (Sl 91.).

Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor” (Sl 27,14).

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Miss.Marta!
A paz do Senhor!
As vezes me pergunto porque há em mim uma grande dificuldade de acreditar no cuidado e na força de Deus para comigo ? Sabe as vezes passamos muito tempo vivendo com uma insegurança de não saber o que faze e como fazer, simplesmente porque falta confiança .De fato essa palavra nos ensina a ter uma confiança uma confiança inconfudivel,“Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor” (Lm 3.26).É indispensavel temos que realmente aprender como Pedro a humilharmos debaixo da potente mão de Deus, para que há seu tempo, Ele nos exalte.Eu escutei um dizer que diz assim : "O importante não é dar o peixe e sim ensinar a pescar".
Você é uma bênção, BjO no teu coração !

Cleusa Mara disse...

AMADA SORELLA,

A Confiança de Deus para a minha vida chegou nos momentos onde o vale foi profundo demais, chegou quando Eu senti que ia naufragar, quando Eu me vi no meio das aguas em uma imensa tempestade sem saber nadar,
Nessa Epoca a minha Filha, ela tinha quase dois anos, Ela caiu e o Médico (ortopedista) disse que ela poderia ficar sem andar "que desespero"
Mas me lembrei do Deus de Israel, onde minha sogra me fez conhece-lo verdadeiramente, Naqueles momentos tão dificeis, Ela nunca desistiu de falar do poder de Deus e do seu Amor...

Foi assim que aprendi a nadar nas aguas do Espirito...

linda sua mensagem!

Que Deus te Abençoe Sempre.
Bjuusss