sexta-feira, 30 de maio de 2008

Cordas Humanas, Cordas de Deus

Quando nos recordamos do Éden, uma das cenas marcantes do relacionamento homem e Deus é o momento em que Adão, de certa forma, culpa a Deus e a Eva pelo seu fracasso, quando o Senhor lhe pede conta de sua desobediência ao comer, juntamente com Eva, do fruto proibido. A resposta de Adão a Deus foi simplesmente: "[...] A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi" (Gn 3.12). Esse é o quadro inaugural do princípio de desistência em relação ao ser humano.

Você já prestou atenção em quantas mulheres dizem: eu não acredito nos homens, eles são todos iguais, nenhum vale nada? E quem nunca ouviu um homem dizer: mulher nenhuma presta? Você também deve lembrar de inúmeras situações em que pessoas se referem à juventude como um monte de irresponsáveis, imprestáveis, e daí por diante. O fato é que, paulatinamente, nós humanos temos desistido de nós mesmos quando desistimos de nossos pares. Pense bem, quem de nós, em algum momento, não abominou a convivência com outro ser humano? Muitas pessoas, hoje, preferem conviver com um "lindo cachorrinho" ou com um "meigo gatinho" do que com pessoas. A frase preferida desses, é: o cachorro é o melhor amigo do homem.

Porém, o que, aparentemente, é apenas o resultado do descaminho da humanidade, das inconseqüências das pessoas, da desumanização do humano, na realidade, trata-se de algo urdido por satanás. Sua cruzada destruidora visa desqualificar a obra prima das mãos de Deus. É uma forma de dizer: "Viu Deus, a tua obra de arte não tem valor algum, a sociedade que tu idealizaste não funciona, nem eles mesmos se dão crédito! Tu fracassaste Criador!".

Pense um pouco mais: O que você sente quando olha para um mendigo nas ruas? Qual sentimento você tem quando passa por um humano substituindo um cavalo ou um burro puxando enormes carros de ferro recolhendo o lixo que jogamos fora de nossas residências? Essa é uma das cenas mais significativa do quanto nos degradamos e de quão grande é nossa impotência diante da realidade brutal. Homens ocupam o lugar do silencioso burrinho de carga. E o pior de tudo isso é que muitas vezes ficamos impacientes quando eles nos atrapalham no trânsito. Agora, veja o que Deus diz por meio do profeta Oséias:

"Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer" (Os 11.4).

Nesse texto Deus fala em atrair para si um povo rebelde, porém amado, Israel. Mas Ele qualifica os meios que utiliza: CORDAS "HUMANAS" e LAÇOS DE AMOR. Ao ler esse versículo, eu fui levada a escrever: As cordas humanas são as cordas de Deus, pois são seus instrumentos! Isso me bateu forte no coração, me deixou perplexa ante a revelação que o Senhor me trouxe sobre a estratégia de nosso adversário para nos desqualificar enquanto o melhor da criação de Deus. O inimigo quer inflar em nós a certeza de que não valemos nada: mulher não presta, homem não presta. E os jovens? Esses? Ah, Menos ainda! Aonde vamos parar se continuarmos nessa marcha de desqualificação de nós mesmos? Não somos máquinas, precisamos acreditar para conviver, admirar para respeitar e para AMAR ao outro!

Desacreditar do ser humano é desacreditar da capacidade de Deus como idealizador e Criador! Essa é a grande verdade e o maior absurdo desse processo, pois é por esses seres desacreditados que o Senhor deu o seu único Filho para morrer na cruz do Calvário, para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Vida eterna aonde? Junto com Ele, em sua glória.

A verdade é que Deus acredita em nós! Ele acredita nas cordas humanas que ele mesmo criou para o seu louvor. O laço com que Deus nos prende pode ser de amor, mas as cordas com que Ele nos puxa para perto de si são humanas. Isso que dizer que nós somos a face visível do amor de Deus pelos nossos semelhantes. Então, não podemos permitir que nosso adversário continue se vangloriando dos fracassos em nossos relacionamentos, não podemos ficar impassíveis enquanto ele tripudia sobre a dor de relacionamentos rompidos, de amizades desfeitas, de irmãos que se odeiam, de amigos que não mais se falam, de casamentos feitos para não durar; e também de nossas indiferenças ante a dor de nossos semelhantes.

Precisamos tomar atitude de quem não se deixa derrotar:
Eu sou corda de Deus, e você?

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Miss.Marta, a paz do Senhor!
Hoje me lembrei de algumas das "tuas" palavras ,palavra de Deus para minha vida.
Realmente o que tem acontecido no mundo em que estamos vivendo é isso que dizem, Homem não presta , mulher tb não presta ,joven nem se fala...
Quanta ingratidão para com DEUS!
POIS DEUS É FIEL E PERFEITO EM TUDO QUE FAZ!
Realmente precisamos tomar atitude de quem não se deixa derrotar.
Eu TAMBÉM sou corda de Deus!
Irmã Marta sabe o que mas me admiro?Vou colocar o começo desta mensagem como exemplo.
Quando nos recordamos do Éden, uma das cenas marcantes do relacionamento homem e Deus é o momento em que Adão, de certa forma, culpa a Deus e a Eva pelo seu fracasso, quando o Senhor lhe pede conta de sua desobediência ao comer, juntamente com Eva, do fruto proibido. A resposta de Adão a Deus foi simplesmente: "[...] A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi" (Gn 3.12). Esse é o quadro inaugural do princípio de desistência em relação ao ser humano.
Sabe este(exame, análise etc...)retrospectiva na palavra de Deus, então tudo isso que nos fez recorda, nos faz lembrar e não tem como ficar dúvida, sabe fica muito claro facil de compriender!
Deus te abênçoe!
BjO no teu lindo coração!

Anderson Souza disse...

A resposta é SIM!!!!
Amei as palavras contra o diabo, pois é ele quem dissemina tudo isso e as vezes pensamos apenas com os olhos carnais deixando de lado o amor para com o próximo.
A psicologia prega q não somo obrigado a amar quem não queremos e esse conceito com certeza não vem do coração do pai e sim de seu opositor.
Tenho pensado muito na questão que a senhora colocou sobre "esses jovens não prestam pra nada". Na febem eu tenho inúmeros embates com colegas pois eles pensam q tudo está perdido em relação a alguns adolesc. Me chamam de pedagogo-útópico pois me veem até depois do horário orientando adolesc considerados problemáticos.
Ai eu recordo os ensinamentos do Senhor JEsus sobre a misericórdia com q tinha dos oprimidos de seu tempo... era com eles q JCmais tinha paciencia pois sabia q era para eles q veio.
Eu sofro Ir.MArta, mas tenho certeza de q estou no caminho certo.
Obrigado por tudo e pela excelente mensagem vindo do "oculto" de DEus!
Do amigo e irmão
Andinho