quinta-feira, 22 de maio de 2008

O paradoxo desafiador de Jesus

Que significado tem a felicidade para você? Como você descreveria uma pessoa feliz? Tem alguma semelhança com a descrição feita por Jesus no Sermão do Monte? Então, vamos refletir sobre o nosso ideal de felicidade?

Jesus disse:

Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas.
Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores.
Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Porque foi assim mesmo que perseguiram os profetas que viveram antes de vocês (Mt 5.3-12).


Bom, parece que o conceito de Jesus sobre a verdadeira felicidade não se parece em nada com o que o nosso mundo preconiza como ideal de felicidade. Mas, por que Jesus estabeleceria tal parâmetro para os seus seguidores? Creio que parte da resposta está nos versículos seguintes:

Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. É jogado fora e pisado pelas pessoas que passam.
Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte (Mt 5.13-14).

Nosso desafio é ser "sal" e "luz"! Em outras palavras, podemos chamar de referência. Jesus estava dizendo que os seus seguidores deveriam ser referência de:

Tolerância para um mundo intolerante;
Espírito pacífico para um mundo que vive em guerra;
Amor ao próximo a um mundo onde os que se "dão bem" são os egoístas;
Justiça e de bom caratismo no mundo dos "espertos" que usurpam o direito do outro,
Correção e dignidade no mundo dos corruptos;
Cristão autêntico em um mundo que se afasta cada vez mais de Deus e tenta ridiculariza a fé em Cristo Jesus;
Radicalidade em relação a decisão tomada de seguir a Jesus, independente de circusntâncias.

Esse é o nosso desafio hoje!

Nenhum comentário: